Turismo com segurança: escolha lugares seguros para seu laser e diversão.
- In Plantar
- 4 de out. de 2021
- 2 min de leitura
O turismo não é só diversão, pois é preciso ter um turismo com segurança, e se engana quem pensa que os dois não caminham junto. É por esse motivo que o Brasil foi pioneiro em publicar uma norma especifica para um sistema de gestão da segurança de turismo de aventura. A norma técnica ABNT NBR 15331, publicada no final de 2005, serviu de referência para a criação da International Organization for Standardization (ISO) 21101 de 2014.
A ABNT NBR ISO 21.101 tem a finalidade de estabelecer os requisitos mínimos para um sistema de gestão de segurança (SGS) para os empreendimentos que prestam serviços com atividades de turismo de aventura. Ela incentiva aos mesmos, analisarem suas atividades em todos os seus processos, assim, definindo procedimentos que garantam a segurança de seus clientes e colaboradores e a manter seus processos em controle.

De acordo com o Engenheiro Ambiental Osvaldo Esterquile Júnior, para que se tenha um SGS com excelência, não se pode deixar de lado, os treinamentos das equipes, pois além de ter equipamentos adequados e de qualidade, é importante a equipe saber manuseá-los de maneira correta. Todos os treinamentos devem ser preparados para retratar com máxima realidade uma simulação, e para isso, usamos maquiagem em uma pessoa, que irá se passar por uma vítima, como mostrado na foto 1, e também ter um acompanhamento de especialistas, como os enfermeiros e bombeiros.
Existe diversos treinamentos que são de extrema importância para o SGS, e dois deles são os de preparação a atendimento a emergência e salvamento aquático, pois mesmo que esteja com tudo de acordo com as legislações vigentes e o risco ser o mínimo possível, ainda haverá risco. O Treinamento é para os colaboradores do atrativo turístico e também para os guias que prestam serviços para os atrativos turísticos.

O treinamento a preparação a atendimento em emergência, coloca em prática todos os processos necessários para um atendimento de maneira ágil e com segurança. Colocando em prática não só os procedimentos necessários para o atendimento da emergência, mas os procedimentos de comunicação e testes dos equipamentos de segurança, como kits e pranchas de resgate. A foto 2 e um exemplo de um simulado, onde se nota um atendimento a emergência dentro da "Gruta do Lago Azul", usando todos os EPIs e procedimentos necessários em um caso emergência.
Para que você tenha um Sistema de Gestão de Segurança no Turismo de qualidade e estar de acordo com os requisitos da ISO 21101, para ser certificado internacionalmente, através de uma auditoria da ABNT, nada melhor que ter o auxílio de pessoas com experiência no assunto, como é o caso da In Plantar Engenharia e soluções Ambientais, que participou de mais de em mais de 18 auditorias certificadas e que está sempre se atualizando para melhor atender e te auxiliar.
Se você quer oferecer um turismo de qualidade priorize a segurança, pois a segurança não deve ser uma opção, ela é uma necessidade.
#Iso21101 #segurançanoturismo #turismo #sgs #bonito #salvamentoaquatico #treinamentos #segurancanoturismo






Comentários