top of page

Quem passou aqui?

  • Foto do escritor: In Plantar
    In Plantar
  • 20 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

ree

Observar as pegadas faz parte do trabalho de observação e monitoramento da fauna, para sabermos se as atividades ao redor estão causando algum impacto a vida e reprodução dos animais.

Através dos rastros deixados podemos colher dados de animais que nem sempre conseguimos ver ou ouvir, além de saber que eles estão vivendo naquele local, as vezes é possível identificar se é macho ou fêmea e se tem filhotes.

Há vários livros que ajudam a identificar pegadas, mas na hora de fotografar não esqueça de colocar uma escala para medir o tamanho, se no momento não tiver uma régua, pode ser uma caneta ou outra coisa que possa medir e ter a base do tamanho depois.

Ao registrar não esqueça também de observar o que tem perto, uma árvore com frutos, ou um rio, até mesmo fezes, podendo ajudar muito na hora da identificação.

Depois vamos aos livros para pesquisar e encontrar finalmente quem pisou ali!! Há vários livros e guias práticos de pegadas escolha o que represente a região e o bioma em que fez o registro da pegada.

Essa foi fotografada durante a realização de trabalhos no Rio Sucuri Ecoturismo, na área da RPPN São Geraldo bem próximo as nascente do rio sucuri.

A pegada mede aprox. 16cm de comprimento, identificando 4 dedos, sendo 3 maiores e 1 menor, já podemos perceber que o corpo desse animal é avantajado e pode chegar a pesar uns 300kg.

No Brasil animais desse porte que vivem próximo aos rios dentro de matas ciliares é a Anta "Tapirus terrestris", que nada mais é que o maior mamífero brasileiro. Sobre as Antas, sabemos que elas tem quatro dedos aparentes nas patas dianteiras e três nas traseiras, sendo assim, quem passou aqui foi uma linda e pesada Anta, e deixou o rastro de sua pata dianteira esquerda.



 
 
 

Comentários


(67) 9 9835-7281

©2020 por In Plantar Engenharia e Soluções Ambientais. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page