top of page

Projeto de educação ambiental envolve comunidade e fomenta turismo em Bonito-MS

  • Foto do escritor: In Plantar
    In Plantar
  • 23 de ago. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 30 de ago. de 2021

O projeto “Rio Sucuri educando com turismo” permite a sensibilização para educação ambiental vinculado ao ensino formal, através de uma proposta que leva os alunos para além dos muros da escola. Propondo atividades criativas e proativas, por meio da ação ambiental voltada para professores, pais e principalmente aos alunos do município de Bonito/MS.

Acreditando que é por meio da observação e do conhecimento das ligações e semelhanças que se tem entre o homem e a natureza, em seus processos do dia-a-dia como: alimentação, desenvolvimento e reprodução. Também através do encantamento mostrando as belezas naturais que estão ao nosso redor, seremos capazes de mudar a realizada em que vivemos e semear atitudes responsáveis com os recursos naturais e o lugar onde se vive.

São infinitas as formas de aprendermos com a natureza, e é por isso que a cada ano o “Rio Sucuri Educando com Turismo”, propõe um novo tema para refletir e se divertir aprendendo com essa escola ao ar livre que temos a nosso dispor. E sempre premiando os ganhadores com a visita ao atrativo Rio Sucuri Ecoturismo dentro da RPPN São Geraldo, pois foi constatado que a população local não tinha acesso aos principais atrativos turístico, seja por ausência de recursos financeiros ou até mesmo pelo desinteresse da população, mas esta realidade precisava ser diferente para obtenção de melhores resultados.

O primeiro ano do projeto iniciou-se em março de 2019 e encerou em novembro do mesmo ano, e abordou as questões ambientais e a importância do descartes correto dos resíduos, pois o município de Bonito ainda não possui um projeto de coleta seletiva que atenda toda a comunidade. Acreditamos que motivar as iniciativas individuais de coleta seletiva e o conhecimento sobre o tema, induz à reflexão para ação, formando cidadãos ecológicos que possam promover a mudança da realidade com atitudes mais conscientes.

A ideia do projeto seria como uma gincana, onde os 10 maiores arrecadadores de resíduos de cada colégio ganharia um dia de ecoturismo no Rio Sucuri, com direito a um acompanhante com tudo incluso.

Os alunos ficariam responsáveis em levar três tipos de materiais recicláveis em datas previamente agendadas, que passariam por uma pesagem pelo professor responsável (foi doada uma balança de precisão para cada escola) e seriam anexados em uma planilha de controle. Cada tipo de material tinha uma pontuação pré-determinada, em sendo:

ree
Os três tipos de materiais aceitos no Projeto

As notas dos alunos também foram ponderadas pois só poderiam concorrer alunos que estivessem dentro da média estipulada pelas escolas.

O projeto teve adesão e envolvimento de 07 escolas municipais, estimando aproximadamente 800 a 1000 atores, entre alunos, professores e agentes escolares diretamente envolvidos. Estima-se também ter atingido aproximadamente 800 pais e/ou familiares de alunos participantes indiretamente. Totalizando uma abrangência de 1.600 a 2.000 mil moradores de Bonito/MS.

No tocante ao material reciclável arrecadado, em apenas quatro meses de coleta efetiva foram juntados mais de meia tonelada, compreendendo apenas três tipos de resíduos:

ree
Tabela dos resíduos recolhidos pelas escolas de Bonito-MS.

Todo material reciclável recolhido foi destinado as entidades parceiras do projeto, assim, gerando renda para uma parte da comunidade e benfeitorias para o meio ambiente local, pois a reflexão que chama atenção nesta realidade é o local para onde iriam estes materiais que não estão sendo reaproveitados.

ree
Ganhadores aprendendo a usar os equipamentos de mergulho, dentro do Rio Sucuri com a Guia de turismo Ines Regina

No ano seguinte o projeto “Rio Sucuri Educando com o Turismo,” continuou, mesmo no período de pandemia, devido COVID-19, através de um concurso cultural que estimulou os alunos a usarem de suas criatividades artísticas na modalidade de desenho, expondo sua visão e sensibilidade da natureza regional abordando ao tema “O que tem no Rio Sucuri que o mundo precisa conhecer?”.

A seleção dos premiados foi feita em duas etapas, a primeira sendo a escolha de 30 desenhos finalistas por uma comissão e a segunda por votação popular em mídia digital, onde cada curtida era como um voto, fazendo que os selecionados divulgassem sua arte para ficar entre os 15 mais votados e ser premiado. O concurso teve um alcance excelente, principalmente se levarmos em consideração que o município tem uma população de 22 mil habitantes, e alcançamos um total de 7.688 curtidas, 428 compartilhamentos e 1.545 comentários nos desenhos.

ree
Os ganhadores do concurso cultural, expoem seus desenhos no dia da premiação.

No ano de 2021, mesmo com a situação do Covid – 19, que ainda é preocupante, o projeto vai acontecer, e promete alcançar muitos mais alunos premiados que nos outros anos, pois não terá um limite estipulado, e para ganhar é só seguir as etapas do projeto.

Nesse ano a ideia é cultivar uma Baby tree, que é uma muda de árvore. Será entregue nos colégios participantes um kit Baby Tree, contendo sementes de quatro diferentes árvores nativas da região, Amendoindeira, Ipê Amarelo, Caroba ou Canafistula, composto de minhoca e um panfleto com as orientações de como fazer seu potinho/saquinho, plantar e cuidar de sua Baby tree.

As etapas começam com a retirada do kit Beaby Tree e depois cadastramento dos dados pessoais no link do projeto e carregando uma foto do participante junto ao kit Baby Tree. A segunda etapa será o carregamento de uma foto, mas agora, do aluno junto a sua baby tree já plantada no seu potinho feito a mão e a última etapa é feito outra foto, porém, com sua Baby Tree germinada e saudável acompanhada do participante.

ree
Cronograma do projeto de 2021.

Serão premiados todas os alunos que cumprirem as etapas 1ª, 2ª e 3ª, corretamente conforme regulamento e orientações exposto no site do projeto, tendo em mãos no final do projeto uma muda de árvore que serão plantadas no dia da premiação, em um local escolhido e preparado pela equipe do Rio Sucuri Ecoturismo. Por isso é imprescindível que o participante leve pelo menos uma muda de árvore.

Cada premiado ganhará um dia de ecoturismo no Rio Sucuri com direito a 02 (dois) acompanhantes familiares maior de 18 anos com tudo incluso. E ainda, a escola em que tiver alunos premiados ganharão 2 vagas para serem distribuída entre os agentes escolares (diretores, professores, coordenadores ou serventes).

Você que tem de 9 a 17 anos, venha participar, se divertir e cultivar o amor através da natureza. Vá até coordenação da sua escola e pegue seu kit, cadastrar-se no site oficial https://www.riosucuri.com.br/educando-com-turismo e não fique fora dessa.


Assista aos vídeos abaixo, dos resultados das outras edições passados.


 
 
 

Comentários


(67) 9 9835-7281

©2020 por In Plantar Engenharia e Soluções Ambientais. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page